segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

Mojito... Mojitos

O Mojito* é um coquetel refrescante conhecido mundialmente. Este clássico é um dos poucos feitos com hortelã fresca, o que o torna único. Seu sabor é suave e delicioso, conquistando até mesmo quem prefere bebidas mais fortes e amargas.

Ando "meio" viciado. Nesse dias de calor insuportável, um mojito desce melhor que cerveja. Desde o último domingo tenho preparado pelo menos um todos os dias. Hoje, saí do Pelourinho e estiquei minha caminhada até o Mercado das Sete Portas, só para comprar hortelã. Não é por acaso que estou degustando um, enquanto termino esse texto.

Segundo o escritor Ernest Hemingway, este cocktail teria surgido das mãos do aventureiro e Almirante Inglês Sir Francis Drake, que teria misturado folhas de hortelã maceradas com rum, criando uma infusão com a finalidade de ajudar no combate aos problemas respiratórios como asma e também os males estomacais que atingiam seus Marinheiros.


Dizem que as doenças não foram curadas, mas que o número de doentes aumentou muito somente para ganhar uma dose extra de rum, mesmo que ela viesse batizada com as folhas de hortelã maceradas.


Receita do Mojito

Ingredientes:

50 ml rum Branco;
30 ml de sumo de limão;
2 colheres (chá) de açúcar;
Soda ou água mineral com gás;
8 folhas de hortelã;
Gelo.


Modo de Preparo:

1) Amasse a hortelã e o açúcar.
2) Adicione o suco do limão
3) Encha o copo c/ gelo quebrado.
4) Adicione o Rum.
5) Complete com soda ou água mineral com gás

Dicas:

O modo de preparo pode variar em função da apresentação desejada para o drink. Ao invés do sumo de limão puro, pode-se cortar o limão em 4 gomos, esprême-los e adicioná-los ao preparo juntamente com o sumo. O drink terá um aspecto mais rústico.


Pode-se ainda, preparar o drink na coqueteleira, misturando todos os ingredientes (menos a Soda ou água mineral com gás) e coá-los no copo, acrescentando posteriormente a soda. Nesse caso o drink terá uma aparencia mas "limpa", podendo ser decorado com folhas ou com um ramo de hortelã.


Bom proveito e beba sem moderação: Essa vida já tem regras demais (E já está na hora de preparar outro).


* A palavra mojo ou mojito significa pequeno feitiço ou poção mágica.


Fontes


http://www.assbb.org.br/drinks/mojito.html
http://pt.petitchef.com/receitas/historia-do-mojito-fid-405445

Nenhum comentário:

Postar um comentário