segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

Quindim de Iaiá

Trago a receita da "vedete" entre as sobremesas servidas no SENAC-Pelourinho: O Quindim de Iaiá, ou simplesmente quindim. Não são poucos os clientes vão ao Restaurante-Escola só para experimentar a famosa sobremesa. É, de longe, iguaria mais procurada.


É fácil entender o porquê dessa procura. Além de ser um doce muito bonito (seu amarelo chama atenção até dos que não são fãs de doces), o quindim é muito saboroso.

O quindim é um doce de origem portuguesa, apesar de seu nome ser de origem africana (significa dengo, encanto). Segundo Maria de Lourdes Modesto, pesquisadora sobre culinária portuguesa, os doces lusitanos quando chegaram ao Brasil incorporaram algumas das frutas locais.


Em portugal, o quindim era feito com amêndoas. Aqui no brasil as amêndoas deram lugar ao côco. Assim, o quindim com côco é chamado em Portugal de quindim brasileiro. As receitas variam um pouco. A que trago aqui, é utilizada no SENAC-Pelourinho.



Receita do Quindim

Ingredientes:

400 gramas de côco ralado (podemos usar côco ralado desidratado, mas nesse caso, deve-se reidratá-lo com um pouco de leite de côco);

500 gramas de açúcar refinado;

50 gramas de manteiga;

15 gemas;

5 ovos;

2 colheres de essência de baunilha;

2 colheres de sopa de mel karo.

Modo de fazer:

Em um vasilhame coloque as gemas e os ovos. Envolva até romper a película que protege as gemas.

Depois de peneirar a mistura, acrescente o açúcar, a manteiga (derretida), o mel, a essência de baunilha e o côco. Envolva até consiguir uma mistura homogênea.

Unte forminhas (tipo as de empada) com manteiga e polvilhe com açúcar.

Leve ao forno em banho-maria por cerca de 55 minutos em temperatura de aproximadamente 180º c.

Dicas:

O segredo para conseguir um quindim com um amarelo vistoso é untar as formas com bastante manteiga e açúcar refinado. Alem de facilitar na hora de desenformar, o doce fica com um ótimo aspecto.

É possível utilizar uma forma maior ao invés das forminhas pequenas. Nesse caso o tempo de cocção aumenta um pouco (pra cerca de uma hora e meia).



Fontes

http://www1.folha.uol.com.br/folha/livrariadafolha/760012

Nenhum comentário:

Postar um comentário