domingo, 2 de janeiro de 2011

Ajayô

Nas próximas semanas estarei postando aqui, alguns textos falando sobre uma de minhas maiores paixões: o bloco do Afoxé Filhos de Gandhy.

O Afoxé Filhos de Gandhy, fundado por estivadores portuários da cidade no dia 18 de fevereiro de 1949, tornou-se o maior e o mais belo Afoxé do carnaval da Bahia. Constituído exclusivamente por homens e inspirado nos princípios de não-violência e paz de Mahatma Gandhi, o bloco traz a tradição da religião africana ritmada pelo agogô nos seus cânticos de Ijexá na língua Iorubá.

Nos posts, vou falar um pouco sobre a história do bloco, e descrever passo a passo o ritual que, juntamente com alguns amigos/irmãos, venho repetindo ao longo dos últimos quatorze anos. Ritual que começa com a aquisição do carnê na sede do bloco e termina com os primeiros raios da manhã da quarta-feira de cinzas.

Aproveito desde já, para dar as boas-vindas aos novos e aos velhos Filhos de Gandhy. Espero que os textos sirvam de incentivo para aqueles pretendem juntar-se a nós em 2011.

Adianto que o Gandhy que vemos hoje, não tem nem de perto o mesmo charme e tradição de alguns anos atrás, mas ainda assim, é lindo de se ver passar.


Não será uma missão simples (os velhos Gandhy o que o digam). Muitas serão aquelas que não medirão esforços para nos desviar do nosso compromisso maior: Esposas, noivas, namoradas, ficantes, peguetes e até marmitas vão chorar, espernear, ameaçar suicídios, homicídios, genocídios...

Não se deixem impressionar!!!

Planos sórdidos, surtos histéricos, golpes baixos, chantagens emocionais e sexuais, ameaças sujas e estratégias sub-reptícias – Elas utilizarão todo o repertório a seu alcance, todo arsenal à disposição para chamar a atenção e desviá-los do objetivo maior.

SAIR NO GANDHY, NÃO É PARA FRACOS!!!

Mas como ninguém fica forte da noite para o dia, esse blog será o ponto de partida para dividirmos experiências, tirar todas as dúvidas, unificar o nosso discurso, fortalecer a luta enfim, construirmos a uma base de argumentação sólida para ratificar o nosso compromisso com a PAZ, no carnaval de Salvador.

Teremos muito trabalho para que nenhum guerreiro fique pelo caminho. Portanto não se intimidem em pedir ajuda aos mais experientes.

Todos nós passamos (e ainda passaremos) por momentos difíceis. Esse espaço é nosso!!!

Abraços,

Leo

5 comentários:

  1. Se investir do manto branco da PAZ, sentir o cheiro de alfazema no ar, ouvir o toque do agogô e o arrastar compassado das sandálias ao som do afoxé que saúda aos orixás ... NÃO TEM PREÇO!

    ResponderExcluir
  2. Não tem preço e o que Jesus fez por vcs. Incrédulos adoradores de satanás

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Concordo totalmente com o Blog. Sair no Gandhy não é para fracos. As esposas, namoradas ou ficantes farão de tudo, absolutamente tudo para impedir o nosso objetivo de encontrar nossos irmãos e saudar Oxalá. Recomendo esconder o carnê de pagamento e fantasia em local inacessível

    ResponderExcluir