sábado, 25 de dezembro de 2010

Pressa ou perfeição?

Quantas vezes ouvimos falar que "a pressa é inimiga da perfeição"? Para quem trabalha em uma cozinha, pressa e perfeição caminham juntas. É regra. A habilidade e a velocidade são dois importantes atributos de um bom cozinheiro.

"A cozinha é uma atividade artesanal que exige habilidade manual”

(Laurent Suaudeau).

Umas das primeiras coisas que aprendemos em qualquer curso de cozinha (técnico ou universitário) são as técnicas cortes em legumes. No início é uma, uma série de coisas para lidar, ao mesmo tempo: a organização da bancada, a limpeza e posição da tábua, o jeito de segurar o legume, a postura do corpo para executar os cortes, a forma de segurar a faca, o movimento correto das mãos...

Com tanta coisa, o resultado final dificilmente é satisfatório. Só a prática e a repetição ajudam a aprimorar a técnica.

No início do aprendizado é importante observar bem todos os detalhes. Claro que, em conseqüência, executaremos as tarefas com mais lentidão. Mas garanto que vale à pena investir um pouco mais de tempo nesse aprimoramento. De que vale cortar quilos de cebola em tempo recorde se não utilizarmos as técnicas corretas?

Nos cursos, durante as aulas de cortes somos colocados lado a lado com os colegas e enquanto executamos os cortes é possível observar que uns são mais rápidos que outros. Nem sempre o mais rápido é o melhor. Observe que quem executa o corte com rapidez, mas de forma inadequada, fará isso a vida toda – cria vícios que são difíceis de corrigir.

No entanto quem executa a mesma tarefa com um pouco mais de cuidado, respeitando as técnicas, hoje pode levar mais tempo para realizar um corte simples, mas a prática o levará inevitavelmente a executar a mesma tarefa, com perfeição, em um tempo bem menor.

Às vezes vejo alguns colegas “se amarrando” para não cortar legumes, ou porque acham que já sabem ou por considerar uma atividade menos importante. Tento encarar essas atividades como uma oportunidade de melhorar aquilo que já sei. Em que outro momento eu teria dezenas de quilos de legumes à disposição só para “treinar”?


Que venham as batatas, cebolas e tomates então! Pepinos e cenouras, NÃO!!! (Lá, ele!!!)

Nenhum comentário:

Postar um comentário