segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

Acarajé

O acarajé dos Iorubás da África ocidental que deu origem ao brasileiro é semelhante ao falafel árabe inventado no Oriente Médio. Os árabes levaram essa iguaria para a África nas diversas incursões durante os séculos VII a XIX. As Favas secas e Grão de bico do falafel foram alternados pelo feijão-fradinho na África.

Comida ritual do orixá Iansã, na África, é chamada de “àkàrà” que significa bola de fogo, enquanto “jê” possui o significado de comer. No Brasil foram reunidas as duas palavras numa só, acara-je, ou seja, “comer bola de fogo”.

O acarajé, o principal atrativo no tabuleiro, é um bolinho característico do candomblé. Sua origem é explicada por um mito sobre a relação de Xangô com suas esposas, Oxum e Iansã:

Segundo a lenda, a deusa dos ventos, mulher de Xangô, foi à casa de Ifá, buscar um preparado para seu marido. Ifá entregou o encantamento e recomendou que quando Xangô comesse fosse falar para o povo. Iansã desconfiou e provou o alimento antes de entregá-lo ao marido, nada aconteceu, quando chegou em casa, entregou o preparado ao marido, lembrando o que Ifá dissera.

Xangô comeu e quando foi falar ao povo, começaram a sair labaredas de fogo da sua boca, Iansã ficou aflita e correu para ajudar o marido gritando “Kawô Kabiesilé”. Foi então que as labaredas começaram a sair da sua boca também.

Diante do ocorrido o povo começou a saudar Xangô por grande rei de Oyó, rei de pai do fogo.

O bolinho se tornou, assim, uma oferenda a esses orixás. Mesmo ao ser vendido num contexto profano, o acarajé ainda é considerado, pelas baianas, como uma comida sagrada. Por isso, a sua receita, embora não seja secreta, não pode ser modificada e deve ser preparada apenas pelos filhos-de-santo.

O primeiro acarajé (o acará) sempre é oferecido a Exu pela primazia que tem no candomblé. Os seguintes são fritos normalmente e ofertados aos orixás para os quais estão sendo feitos.

Receita do Acarajé

Ingredientes:

1 kg feijão fradinho (quem não quiser ter o trabalho citado no post anterior de manipular o feijão, pode comprar a massa pronta);

100 gramas de cebola (passada no liquidificador);

15 gramas de sal;

Azeite-de-dendê.

Modo de fazer:

Bater a massa e acrescentar a cebola e o sal. Continuar batendo a massa até que ela fique mais leve. O segredo para o acarajé ficar macio é o tempo que se bate a massa.

Utilize uma colher para bater a massa e outra para pegar a massa e moldar os bolinhos. Para fritar, utilize uma escumadeira e um garfo para virar os bolinhos.

Para fritar, use uma panela funda com bastante azeite-de-dendê. Azeite deve estar em uma temperatura entre 120 a 150º antes de colocar o primeiro acarajé para fritar.

O acarajé pode ser servido com vatapá e camarão seco. Em alguns lugares se utilizam também salada e caruru, mas pra mim, quanto mais simples, melhor.

Dicas:

Depois que começar a fritar controle a temperatura do azeite, baixando o fogo quando for necessário.

Entre uma leva e outra de acarajés, bata a massa novamente para evitar que ela assente e acarajé fique massudo ou “pesado”.

5 comentários:

  1. Muito bom seu blog!

    Sou apaixonada por acarajé, a ponto de ter sérias crises de abstinência!!!:S

    Essa semana sem falta vou fazer meu primeiro em casa, seu post ajudou muito na pesquisa!!!
    Obrigada!

    ResponderExcluir
  2. Por nada, Evelin.

    Boa sorte na sua empreitada. Eu tambem tenho essas crises de vez em quando. Depois conte se deu tudo certo...

    ResponderExcluir
  3. olha, procurando sobre acarajé e me deparo com seu blog... já tá nos favoritos negão! Assim que der retorno para ver os outros posts. Adoro história!!!!!Sucesso!

    ResponderExcluir
  4. eu quero a receita não o significado do santo

    ResponderExcluir
  5. eu quero a receita não o significado do santo

    ResponderExcluir